Guaramiranga-CE

A própria serra de Guaramiranga já é um atrativo natural. De vários locais da cidade é possível ver o Mirante do "Pico Alto", ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1.115 metros de altitude. Do Pico, pode-se avistar boa parte do sertão cearense, em meio à verde vegetação das serras do entorno, além de parte do rio Pacoti. O acesso ao local pode ser feito através de trilhas ecológicas ou por estradas de asfalto.

Guaramiranga é um dos mais disputados destinos de Carnaval dos cearenses, pois oferece uma opção para aqueles que preferem ficar longe do forró e do Axé que normalmente agitam as massas no litoral do estado. Nesse período, a cidade abriga o Festival de Jazz e Blues – evento que conta com a participação de grandes nomes damúsica nacional e internacional.
 

  

 
        Meruoca-CE
 
Encontra-se a 248 km da capital cearense
O principal evento cultural é festa da padroeira: Nossa Senhora da Conceição que sempre acontece de 28 de novembro ao dia 8 de dezembro de cada ano. desde 2004 acontece o "FESTIVAL DE INVERNO"”, que já trouxe ao lugar artistas de renome nacional, como Geraldo Azevedo e a banda Cidade Negra, entre outros.

             Guaiúba-CE 

Encontra-se a 26,1 km da capital cearense, tendo como via principal de acesso a CE-060.Está localizado na região dos maciços residuais, comumente chamados de serras dispersas pelas depressões sertanejas, formando um complexo paisagístico de extrema singularidade.

.

 
Mulungu-CE
 
Fica localizado no Maciço de Baturité, a 120Km de Fortaleza. Possui clima ameno, com temperatura média de 20º.

 

           Ubajara-CE  
 

Distante 304 km de Fortaleza, Ubajara é muito procurada por turistas por conta do Parque Nacional de Ubajara, um dos menores parques nacionais do Brasil, onde se encontra a Gruta de Ubajara, acessível por meio de bonde.

            Maranguape-CE
 
Distante apenas 30km da capital, Maranguape é a opção mais próxima de Fortaleza existem várias trilhas por onde pode-se fazer caminhadas ecológicas, por exemplo, trilha do sítio São Zacarias, Pedra do Urso ou Derretido ou na Pedra Rajada. Outro atrativo é o Y-Park, conhecido pelo Museu da Cachaça e pelo parque de esportes radicais do Grupo Ypioca.
              Baturité-CE
 
Distante 100km da capital, Baturité possui uma APA (Área de Proteção Ambiental) nos remanescentes de mata atlântica existente no município, trilhas, cachoeiras, áreas propícias para prática de esportes de aventura e um grande acervo cultural espalhado por toda a cidade como museus, monumentos e edificações centenárias.